Two perspectives of fraction knowledge: characterization, origins, and implications
Resumo
Diferentes visões do conhecimento fracionário emergem de origens distintas e implicam consequências variadas para o ensino e a aprendizagem da matemática. Ressaltando posições teóricas variantes do conhecimento fracionário, investigamos visões de como os jovens aprendizes se apropriam de números naturais e fracionários. Avançamos uma perspectiva de que a consciência de números fracionários resulta da percepção de uma relação quantitativa entre a magnitude de duas quantidades, usando os mecanismos psicológicos de enfatizar e ignorar. Em seguida, com foco nas relações quantitativas, apresentamos uma análise matemática da magnitude de duas grandezas. Com base nas visões teóricas das frações, delineamos os atributos matemáticos e cognitivos de dois modelos de conhecimento fracionário – particionamento e medição – descrevendo suas origens históricas e filosófico- tecnológicas. Finalmente, descrevemos as consequências cognitivas da perspectiva de particionamento e sugerimos áreas para pesquisas futuras para investigar mais a perspectiva de medição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.