Pensamento crítico e o Ensino de Ciências
estudo de estratégias didáticas sul-americanas
Resumo
Esta pesquisa visa analisar a promoção do Pensamento Crítico (PC) nas diferentes estratégias de ensino em livros didáticos (LD) do Ensino Fundamental de países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Guatemala). As atividades foram selecionadas em quatro categorias: Informativa, Exploratória, Reflexiva e Crítica. Na Informativa, a atividade com maior semelhança foi “Vocabulário/Glossário”, presente em quatro LD. Na Exploratória, a atividade “Questões” esteve presente em todos os livros. Nas categorias Reflexiva e Crítica, não houve semelhanças, evidenciando que cada LD buscou estratégias diferentes. Portanto, já que o LD ainda é muito utilizado pelos professores, destacamos a necessidade de atividades que levem o aluno a agir criticamente, para que este se desenvolva como cidadão reflexivo, crítico, autônomo e questionador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.