Como professores de Ciências e/ou Biologia na Amazônica-Paraense refletem sobre a própria prática?

Autores

  • Lucas Barbosa Martins Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), Brasil.
  • Gracy Pinheiro Fortes Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), Brasil.
  • Sebastião Rodrigues-Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), Brasil.

Resumo

Nesta investigação, objetivamos compreender como professores de Ciências e/ou Biologia, situados no contexto amazônico-paraense, refletem sobre si e sobre a prática docente, quando mobilizados a pensar sobre a própria prática, em processo de formação continuada. Assumimos a abordagem qualitativa, na modalidade narrativa da pesquisa, por meio de uma entrevista com quatro professores, cuja empiria foi tratada à luz da Análise Textual Discursiva. Destacamos que o contexto em que os professores de Ciências e/ou Biologia estão inseridos propicia reflexões que geram possibilidades pedagógicas ao ensino, revelam situações de (trans)formação de si e da ação docente. Apontamos que a formação de professores reflexivos para a docência deve ser uma forma estratégica para uma educação contextualizada, inclusiva e alinhada à especificidade da região.

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Publicado

2024-07-04