A Teoria dos Códigos de Legitimação e a pesquisa em Educação em Ciências

convergências e possibilidades

Autores

  • Bruno Ferreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.
  • Guillermo Cutrera Universidad Nacional De Mar Del Plata, Argentina.
  • Rosilene Ventura de Souza Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.
  • Beatriz dos Santos Santana Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil.

Resumo

Este artigo apresenta a Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), uma estrutura sociológica multidimensional que estuda o conhecimento e suas formas nas práticas sociais, e suas aplicações na pesquisa em educação científica na América Latina. A partir das noções de campo de Bourdieu e de código de Bernstein, a TCL pretende tornar visíveis os princípios organizadores subjacentes do conhecimento nas práticas sociais – os códigos de legitimação - e explorar os seus efeitos. Apresentam-se os conceitos centrais da TCL e uma descrição de suas dimensões. Também retrata-se como pesquisadores latino-americanos têm utilizado a TCL para investigar o ensino, aprendizagem e formação em ciências naturais, com o objetivo de divulgar a TCL e seu potencial.

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Publicado

2024-07-04