Ilha Interdisciplinar de Racionalidade e suas contribuições à promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica

Autores

  • Camila de Paiva Universidade Federal do Paraná, Brasil.
  • Mayki Jardim Sivico Universidade Federal do Paraná, Brasil.
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná, Brasil.
  • Marcelo Valério Universidade Federal do Paraná, Brasil.
  • Marcelo Valério Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Resumo

Este trabalho analisa a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) em uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade implementada em 2018, em uma escola estadual do Paraná, com alunos do primeiro semestre de um Curso Técnico em Química. A situação problema tratou das irregularidades do laboratório da própria instituição. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica. Toda a intervenção foi registrada em um diário de campo docente, que foi utilizada para analisar os processos de ACT por meio de indicadores. Recorreu-se à Análise de Conteúdo para a análise desses registros. Concluiu-se que ocorreu a interdisciplinaridade entre as componentes curriculares envolvidas no projeto e os indicadores da ACT foram contemplados.

Downloads

Publicado

2024-07-04