Obsolescência Programada no Ensino de Ciências

reflexões no contexto da Educação CTSA

Autores

  • Matheus De Brito Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Dália Melissa Conrado Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil.
  • Ademir de Souza Pereira Unviversidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Os muitos desafios contemporâneos associados à sustentabilidade ambiental decorrentes do excesso de lixo eletrônico e do consumismo. O tema da obsolescência programada, abordado numa perspectiva da educação CTSA, é uma oportunidade para uma formação crítica, ética e participativa. Nesse contexto, o presente trabalho teórico discutiu as possibilidades para se abordar a temática obsolescência programada como uma questão sociocientífica na perspectiva da educação CTSA para o ensino de ciências. Para isso, dialogamos com os principais trabalhos que relacionam o fenômeno da obsolescência programada e a educação científica e tecnológica, sugerindo e refletindo caminhos para uma atuação docente, em conformidade com a formação de cidadãos capazes de construir e manter sociedades sustentáveis.

Downloads

Publicado

2024-07-04