PERSPECTIVAS DAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMÉRICA DO SUL
Resumo
É com grande satisfação que apresentamos este número temático da nossa revista, dedicado à Educação em Ciências na América Latina. Esta edição especial reúne um conjunto diversificado de pesquisas que exploram diferentes aspectos da prática pedagógica, formação de professores, uso de tecnologias e estratégias de ensino inovadoras, refletindo a rica diversidade geográfica e cultural da nossa região.
São 11 artigos de pesquisas que abrangem uma diversidade de contextos geográficos e culturais, envolvendo estudos realizados no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru. Os artigos abordam diferentes aspectos da educação científica e tecnológica, com ênfase em metodologias, práticas pedagógicas, reflexões e estratégias que tencionam a discutir o processo de ensino e a aprendizagem das ciências.
Há, neste número temática, as pesquisas utilizam métodos qualitativos de investigação, como estudos de caso, análise textual discursiva, entrevistas, validação de roteiros e reflexões narrativas, para explorar e compreender as práticas pedagógicas e suas implicações. Por exemplo, o artigo de Raquel Stella Mejía-Sissa e Diana Lineth Parga-Lozano da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, intitulado “Aproximación al CDC reactivo límite y las emociones de una profesora de química “da Universidad Pedagógica Nacional intitulado Aproximación al CDC reactivo límite y las emociones de una profesora de química”, que usa uma metodologia qualitativa com método hermenêutico para investigar as emoções e o conhecimento didático de uma professora de química, e o artigo de Edvonete Souza de Alencar, Lilian Siqueira e Angélico, Anderson Ramirez e Moisés Pariahuache Ahumada, intitulado Con los ojos abiertos yo veo y escucho: propuestas para Enseñar Ciencias en la Educación Infantil que utiliza uma metodologia qualitativa documental para analisar livros de contos infantis. Nesse sentido, o artigo de Selton Jordan Vital Batista e Ademir de Souza Pereira, intitulado “Validação de um roteiro de entrevista: fundamentos para a pesquisa qualitativa no Ensino de Ciências” utilizando de uma abordagem qualitativa para avaliação de um material de investigação, muito utilizado em pesquisas educacionais.
A investigação no contexto de sala de aula é proposta no artigo intitulado “Enseñanza de las ciencias a partir de la investigación temática” de Leonardo Fabio Martínez Pérez e Jennifer Alejandra Suarez Silva, pesquisadores, respectivamente, da Universidade Nacional Pedagógica da Colômbia e Secretaria Distrital da Colombia. O trabalho analisa aportes didáticos pautada na teoria freireana em iniciativas investigativas baseadas nos três momentos pedagógicos. Já a investigação de Erika Fernández, Carmen Ariana Castillo e Coronado-Arrázola do departamento de Biología, Facultade de Ciencias e Tecnologia, Universidade Mayor de San Simón,Cochabamba, Bolivia; apresentam dinâmicas que enfocam o processo de aprendizagem em ciências a partir da utilização de simuladores como propostas didáticas que ocorrem durante as olímpiadas de biologia na Bolívia.
A tendência de pesquisas para a formação e prática docente é apresentada, pois é o foco de alguns artigos desse número temático, nesse sentido, discutem a formação inicial e continuada de professores. Nesse contexto, enfatizam a necessidade de preparar educadores reflexivos e críticos, que possam adaptar suas práticas ao contexto e às necessidades dos alunos. O artigo “Como professores de Ciências e/ou Biologia na Amazônia-Paraense refletem sobre a própria prática?” de Lucas Barbosa Martins, Gracy Pinheiro Fortes e Sebastião Rodrigues-Moura, por exemplo, explora como professores de ciências e biologia refletem sobre sua prática docente no contexto amazônico-paraense.
Dentre as tendências podemos citar as pesquisas que investigam o Pensamento Crítico, como o trabalho de Daiane Kelly Müller, Letiane Lopes da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) enfatiza a promoção do pensamento crítico por meio de estratégias didáticas em livros didáticos sul-americanos.
No que se refere à aspectos inclusivos e contextualizados o artigo de autoria Lucas Barbosa Martins, Gracy Pinheiro Fortes e Sebastião Rodrigues-Moura intitulado “Como professores de ciências e/ou biologia na amazônia-paraense refletem sobre a própria prática?” e o artigo de Matheus de Brito Reis, Dália Melissa Conrado e Ademir de Souza Pereira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados, sob título “Obsolescência Programada no Ensino de Ciências: reflexões no contexto da Educação CTSA”, discutem, respectivamente, a educação na Amazônia a partir da compreensão de como professores de Ciências e/ou Biologia, situados no contexto e a educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) a partir da temática de produtos que não são mais utilizados pelos consumidores.
A interdisciplinaridade pautada nas tecnologias é uma tendência contemporânea nessas pesquisas, já que discutem o papel das tecnologias na educação, como ferramentas de ensino e como contextos de aprendizagem. O artigo de Ignacio Julio Idoyaga, Cesar Nahuel Moya, Gabriel Leonardo Medina e Narciso Veron-Rojas do Centro de Investigación y Apoyo a la Educación Científica da Facultad de Farmacia y Bioquímica. Universidad de Buenos Aires. O trabalho tem como título “Las actividades experimentales en las nuevas modalidades educativas: reflexiones desde el marco del modelo del Laboratorio Extendido o Modelo do Laboratório Extendido” que traz a integração de tecnologias na educação experimental. Além disso, o artigo 8 de Camila de Paiva, Mayki Jardim Sivico, Leonir Lorenzetti, Marcelo Valério, da Universidade Federal do Paraná aprentam o trabalho intitulado “Ilha Interdisciplinar de Racionalidade e suas contribuições à promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica” que analisa a promoção da alfabetização científica e tecnológica por meio de uma abordagem interdisciplinar.
Os trabalhos de Daiane Kelly Müller, Letiane Lopes da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e de Edvonete Souza de Alencar, Lilian Siqueira e Angélico, Anderson Ramirez e Moisés Pariahuache Ahumada (Perú) analisando os livros didáticos em uma perspectiva de aprimorar o conhecimento produzido na área de Ensino de Ciências. Esse enfoque oferece uma visão importante sobre como os livros didáticos podem ser avaliados em vistas à promoção de uma educação científica de qualidade, que desenvolva suas habilidades críticas e reflexivas.
As pesquisas aqui apresentadas não apenas elucidam questões fundamentais da educação científica, mas também apontam para soluções e práticas inovadoras que podem ser adotadas e adaptadas em diferentes contextos. Esperamos que este número temático inspire educadores, pesquisadores e estudantes dos diferentes níveis da pós-graduação a buscar por uma educação científica de qualidade, que seja acessível, relevante e transformadora para todos os alunos da América Latina.
Agradecemos aos autores por suas contribuições e aos nossos leitores pela contínua dedicação à educação científica.
Boa leitura!
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.