LOURENÇO FILHO E A MATEMÁTICA DA ESCOLA NOVA

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
  • Ieda Bassinello UNIFESP
  • Marcia Guedes Soares UNIFESP

Resumo

O texto analisa o papel de Lourenço Filho para a educação matemática brasileira. Percorre a trajetória desse educador desde as suas primeiras atividades docentes, na década de 1920, onde orienta a modernização do ensino de matemática nos primeiros anos escolares pelas Cartas de Parker. Depois disso, o estudo descreve o impacto da obra Testes ABC no dia-a-dia das escolas, e a entrada em cena de um processo de matematização da pedagogia. Por fim, traz a análise de obra didática de Lourenço Filho para o ensino de aritmética revelando a incorporação de novos aportes da psicologia experimental de base estatística na reorganização da matemática escolar para o curso primário. 

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da UNIFESP e coordenador do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática

Ieda Bassinello, UNIFESP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo.

Marcia Guedes Soares, UNIFESP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-05-02