História e Cultura Afro-Brasileira nos Currículos de Licenciatura em Química
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar como a história e a cultura afro-brasileira aparecem no currículo da Licenciatura em Química da UFGD, considerando as orientações da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e as experiências dos discentes de uma das disciplinas do curso. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, baseada na análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e na Análise Textual Discursiva (ATD) de registros de licenciandos participantes de uma formação sobre Letramento Racial. Os resultados mostram que, embora o PPC inclua referências à ERER e indique disciplinas para tratar do tema, sua presença no percurso formativo ainda ocorre de modo incipiente e pouco integrado às práticas de ensino. Os relatos dos estudantes apontam ausência prévia de discussões sobre racismo e cultura afro-brasileira no curso, além de destacar que a formação recebida provocou compreensões iniciais sobre o papel docente diante das desigualdades raciais. Conclui-se que a incorporação da ERER tem dependido, em grande parte, de iniciativas individuais dos docentes, o que reforça a necessidade de ampliar ações formativas.
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