Práticas Antirracistas a partir da Educação em Ciências e Matemática

Autores

  • Bruna Marques DUARTE Universidade Federal da Grande Dourados
  • Rhuan Guilherme Tardo RIBEIRO Universidade Federal da Grande Dourados
  • Shalimar Calegari ZANATTA Universidade Estadual do Paraná

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como práticas e metodologias antirracistas têm sido desenvolvidas no ensino de Ciências e Matemática, tomando como base produções acadêmicas brasileiras disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para isso, realizou-se uma Pesquisa Bibliográfica, utilizando-se uma busca no referido repositório, a partir dos termos “Educação antirracista” e “Educação em Ciências e Matemática”, resultando inicialmente em 35 trabalhos. Após leitura dos títulos, resumos, palavras-chave e, quando necessário, do texto completo, selecionaram-se produções que investigam ações antirracistas diretamente no contexto da sala de aula, excluindo estudos focados apenas na formação docente ou em análises teóricas sem intervenção prática, teve-se como escopo de trabalho 6 dissertações e uma tese. Após a verificação destes estudos foi possível identificar que, embora existam iniciativas significativas, às práticas antirracistas ainda são incipientes e frequentemente marcadas por desconhecimento das legislações, especialmente da Lei nº 10.639/2003 e da Lei nº 11.645/2008. Os estudos selecionados revelam ações decoloniais baseadas na Etnomatemática, no uso de jogos africanos, em práticas investigativas e em análises do cotidiano escolar que procuram valorizar conhecimentos tradicionais, combater o racismo estrutural e promover uma educação mais crítica e emancipatória. Constatou-se, contudo, que muitos docentes ainda carecem de formação teórica e metodológica para implementar tais práticas de modo sistemático. Diante disso, torna-se essencial fortalecer políticas de formação docente, ampliar práticas pedagógicas contextualizadas e integrar efetivamente a Educação das Relações Etnico-Raciais ao currículo são passos essenciais para consolidar uma educação verdadeiramente antirracista em Ciências e Matemática.

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Publicado

2025-12-24