Geometria africana, cultura amapaense e o ensino de matemática
Resumo
Este estudo é direcionado por uma problemática que questiona como os padrões geométricos de origem africana e afro-brasileira, presentes na cultura amapaense, podem ser utilizados como recurso didático no ensino de Matemática de modo a contribuir para a valorização da diversidade cultural e para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar. Diante deste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo investigar como a geometria africana presente em manifestações culturais do Amapá pode subsidiar práticas pedagógicas no ensino de Matemática – Anos finais do ensino Fundamental. Para tanto, foi utilizado como método de pesquisa a revisão sistemática de literatura de caráter bibliográfico. Para a análise dos dados, foi utilizado a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que as manifestações culturais afro-amapaenses, como os trançados de fibras, os padrões têxteis e a organização espacial de rituais, constituem um repertório profícuo para a abordagem de conteúdos geométricos formais, tais como simetrias, proporções, isometrias e tesselações.
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