A docência em Ciências e a Lei 10.639/2003 na Universidade Estadual do Ceará
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar como a educação para as relações étnico-raciais (ERER), a partir da Lei nº 10.639/2003, tem sido incorporada (ou não) aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi realizada uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, tomando como material de análise 17 Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPPC), cujos dados foram organizados a partir de categorias a priori. Os resultados indicam que os cursos permanecem ancorados em uma racionalidade técnica, com currículos desatualizados e pouca articulação entre componentes específicos e pedagógicos. Apenas um curso apresenta disciplina obrigatória que aborda ERER, e menções ao tema em ementas, referências ou fundamentações legais aparecem de forma esparsa e contraditória. Em suma, os cursos investigados não atendem às exigências da legislação, oferecendo uma formação que não forma adequadamente os futuros professores de Ciências para promover uma educação antirracista.
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[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
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