A docência em Ciências e a Lei 10.639/2003 na Universidade Estadual do Ceará

Autores

  • Wanderson Diogo Andrade da SILVA Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Mário Guilherme da Silva NOGUEIRA Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Manuel Bandeira dos SANTOS NETO Universidade Estadual do Ceará – UECE

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar como a educação para as relações étnico-raciais (ERER), a partir da Lei nº 10.639/2003, tem sido incorporada (ou não) aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi realizada uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, tomando como material de análise 17 Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPPC), cujos dados foram organizados a partir de categorias a priori. Os resultados indicam que os cursos permanecem ancorados em uma racionalidade técnica, com currículos desatualizados e pouca articulação entre componentes específicos e pedagógicos. Apenas um curso apresenta disciplina obrigatória que aborda ERER, e menções ao tema em ementas, referências ou fundamentações legais aparecem de forma esparsa e contraditória. Em suma, os cursos investigados não atendem às exigências da legislação, oferecendo uma formação que não forma adequadamente os futuros professores de Ciências para promover uma educação antirracista.

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Publicado

2025-12-24