Relações étnico-raciais, racismo recreativo e científico no ensino virtual de Ciências

Autores

  • Fernando Rocha da COSTA Universidade Federal do Piauí
  • Gustavo Augusto Assis FAUSTINO Universidade Federal do Goiás
  • Marysson Jonas Rodrigues CAMARGO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Anna Maria Canavarro BENITE Universidade Federal do Goiás

Resumo

A pesquisa aqui apresentada foi concebida e executada no âmbito de um projeto de letramento racial, o Afrocientista que buscou promover um deslocamento epistêmico no ensino de Ciências. Essa mudança foi orientada por debates sobre comunicação, ciência e a aplicação da Lei 10.639/03 no enfrentamento das desigualdades raciais no ensino de Ciências. O propósito doestudo consistiu em examinar e problematizar, no contexto do ensino virtual de Ciências, as articulações entre racismo recreativo e racismo científico com base nos pressupostos da Lei 10.639/03, envolvendo estudantes de escolas públicas situadas em territórios periféricos. Com base na pesquisa afrocêntrica, a intervenção pedagógica desenvolvida abordou tanto dimensões históricas quanto contemporâneas relacionadas à mídia, à ciência, às tecnologias e às expressões do racismo estrutural que incidem sobre populações africanas e afro-brasileiras. Os resultados permitem reconhecer que, mesmo diante das limitações impostas pelo ensino virtual, foi possível instaurar diálogos sobre o racismo recreativo e o racismo científico, bem como explorar suas conexões com práticas midiáticas, processos científicos e tecnologias. As discussões evidenciaram, ainda, que tais manifestações raciais não são episódicas, mas estruturais, e repercutem de modo profundo nas trajetórias históricas da população negra.

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Publicado

2025-12-24