Relações Étnico-Raciais e a Formação de Professores de Ciências Biológicas:

um estudo documental

Autores

  • Jonatha Anderson Fraga EGIDIO Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Leonardo Maciel MOREIRA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Este artigo analisou como as questões étnico-raciais são contempladas nas ementas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertado pelo Consórcio CEDERJ. Buscou-se compreender em que medida a formação inicial de professores de Ciências Biológicas incorpora conteúdos e perspectivas que dialogam com a educação antirracista. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter documental, fundamentada na análise das ementas e bibliografias presentes na matriz curricular do curso. Os resultados evidenciaram que apenas três disciplinas apresentam menções explícitas à temática, seja por meio de referências bibliográficas específicas ou por tópicos do conteúdo programático. Outras três disciplinas apresentaram menções implícitas, como diversidade cultural, perspectivas críticas de currículo e políticas de ação afirmativa, sugerindo espaços potenciais de discussão. No entanto, constatou-se a ausência de referências às relações étnico-raciais nas disciplinas específicas das Ciências Biológicas, como genética, evolução e educação ambiental, o que revela a tendência de restringir o debate ao campo pedagógico. Concluiu-se que, embora o curso investigado apresente avanços ao reconhecer a importância das RER, ainda há lacunas significativas a serem superadas para que a formação docente em Ciências Biológicas incorpore de forma transversal e crítica o compromisso com a educação antirracista.

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Publicado

2025-12-24