A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: PARADIGMAS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS / LA THÉORIE ANTHROPOLOGIQUE DU DIDACTIQUE: PARADIGME, AVANCÉES ET PERSPECTIVES
Resumo
O objetivo deste curso é apresentar os conceitos centrais e as grandes questões que contribuíram para o desenvolvimento da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desde o início dos anos 1990. Para isso, escolhemos descrever esta evolução por meio da noção de sensibilidade de quadros teóricos. Artigue (2011) propõe o termo "sensibilidade" para traduzir a palavra "concerns" utilizada em projetos de investigação europeus3, a fim de posicionar os quadros teóricos – uns com relação aos outros – em função de suas especificidades.
//
L’objet de ce cours est de présenter les concepts clés et des grandes questions qui ont contribué au développement de la Théorie Anthropologique du Didactique (TAD) depuis le début des années 90. Pour cela, nous avons choisi de décrire cette évolution à travers la notion de sensibilité des cadres théoriques. Artigue (2011) propose le terme de « sensibilité » pour traduire le mot « concerns » utilisé dans des projets de recherche européens dans le but de positionner des cadres théoriques les uns par rapport aux autres en fonction de leurs spécificités.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.