COMPREENDER O TRABALHO DO PROFESSOR COM OS RECURSOS DE SEU ENSINO, UM QUESTIONAMENTO DIDÁTICO E INFORMÁTICO / COMPRENDRE LE TRAVAIL DES PROFESSEURS AVEC LES RESSOURCES DE LEUR ENSEIGNEMENT, UN QUESTIONNEMENT DIDACTIQUE ET INFORMATIQUE
Resumo
A conferência é o resultado de um trabalho conjunto entre Franck Bellemain e Luc Trouche, que tem sua origem em uma antiga colaboração, mobilizando as equipes Edumatec no Brasil e EducTice na França. Um destaque foi a Escola de Altos Estudos da CAPES, realizada em fevereiro e março de 2015, em Recife (TROUCHE, 2015). Esta escola, desde então, tem fornecido material para novos recursos (ASSIS & LUCENA, 2015; LUCENA & ASSIS, 2015; BALTAR, 2016). A primeira parte da conferência (seções 1, 2 e 3) foi apresentada por Luc Trouche e Katiane Rocha; a segunda parte da conferência, na ausência de Franck Bellemain, justificada, foi coordenada por Verônica Gitirana e envolveu a participação de Cibele Assis, Rogério Ignácio, Ricardo Tibúrcio e Rosilângela Lucena.
//
La conférence est le résultat d’un travail conjoint entre Franck Bellemain et Luc Trouche, qui prend sa source dans une collaboration ancienne, mobilisant les équipes Edumatec au Brésil et EducTice en France. Un temps fort a été l’Ecole des hautes études de la CAPES qui s’est tenue en février et mars 2015 à Recife (TROUCHE, 2015). Cette école a depuis donné matière à de nouvelles ressources (ASSIS & LUCENA, 2015 ; LUCENA & ASSIS, 2015 ; BALTAR, 2016). La première partie de la conférence (sections 1, 2 et 3) a été présentée par Luc Trouche et Katiane Rocha ; la deuxième partie de la conférence, en l’absence de Franck Bellemain, empêché, a été coordonnée par Verônica Gitirana, et a fait intervenir Cibelle Assis, Ricardo Tibúrcio, Rogério Ignácio et Rosilângela Lucena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.