SALA DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA - SALAEST: UM AMBIENTE PARA INTERAÇÃO E COOPERAÇÃO

Autores

  • Mauren Porciúncula
  • Karla Priscila Schreiber

Resumo

Este artigo objetivou investigar as contribuições da Sala de Aprendizagem de Estatística – SalAEst para o desenvolvimento profissional de licenciandos do curso de Matemática que frequentaram este ambiente de aprendizagem. Para isso, inicialmente, apresentam-se os caminhos que levaram à proposição da SalAEst, a partir de pesquisas na área da Educação Estatística, que inspiraram e justificaram esta criação, assim como, os resultados que já vem sendo alcançados desde a sua implantação. Como resultados, por meio da Análise de Conteúdo, obtiveram-se duas categorias: relação entre estudantes e professores; e infraestrutura da SalAEst. Nestas, os estudantes evidenciaram a importância do trabalho colaborativo, favorecido através das mesas hexagonais, e a interação que ocorreu entre os estudantes e o professor, a partir das atividades desenvolvidas. Além disso, indicaram a utilização dos recursos tecnológicos e do material concreto na aprendizagem dos conceitos estatísticos, assim como as atividades diferenciadas do ensino tradicional e o repensar das práticas pedagógicas, na formação como professores de Matemática. Entende-se, portanto, que a SalAEst possibilitou aos estudantes vivenciarem momentos de interação e cooperação, demonstrando a relevância de espaços que possam romper com um ensino tradicional, centrado no professor, para ações que possibilitem a construção dos conceitos estatísticos e a utilização de recursos tecnológicos e concretos.

Downloads

Publicado

2019-04-11