ENSINO DE ESTATÍSTICA E OS NATIVOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Suzi Samá Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Gabriela Machado Moura
  • Fernanda Oliveira dos Santos

Resumo

As tecnologias digitais, cada vez mais presentes no cotidiano dos jovens, transformam a forma como estes se relacionam e aprendem. Apesar disso, os cursos de formação de professores não têm considerado o potencial desses recursos tecnológicos na sua proposta pedagógica, o que tem perpetuado sistemas educativos que apartam o ambiente escolar da realidade do estudante. Esta separação também é percebida nas aulas de Estatística, que, em geral, não consideram o contexto dos estudantes, o que torna os conceitos estatísticos trabalhados em sala de aula desprovidos de significado. Este cenário evidencia a necessidade de se repensar o espaço educacional, mais especificamente, neste artigo, a sala de aula de Estatística. Neste sentido, o presente artigo visa apresentar a proposta pedagógica da disciplina de Ensino de Estatística para Licenciaturas, alicerçada nas Metodologias Ativas, sendo que neste trabalho será enfatizado o Modelo de Rotação por Estações. Esta disciplina foi planejada a fim de potencializar o ensino contextual dos conceitos estatísticos e contemplar os anseios dos jovens das novas gerações, os nativos digitais. As atividades desenvolvidas na disciplina e ora aqui relatadas foram idealizadas de forma a possibilitar uma atitude ativa dos licenciandos, de modo a auxiliar no repensar da prática pedagógica destes futuros professores na educação básica.

Biografia do Autor

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduação em Matemática Licenciatura (1997), mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências associação ampla entre UFRGS, UFSM e FURG. Professora do Mestrado em Administração da FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância. Autora dos livros de Estatística I e II desenvolvido durante as disciplinas ministradas na modalidade a distância, onde atuou como professora e tutora a distância.

Downloads

Publicado

2019-04-11