ENSINO DE ESTATÍSTICA E OS NATIVOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Resumo
As tecnologias digitais, cada vez mais presentes no cotidiano dos jovens, transformam a forma como estes se relacionam e aprendem. Apesar disso, os cursos de formação de professores não têm considerado o potencial desses recursos tecnológicos na sua proposta pedagógica, o que tem perpetuado sistemas educativos que apartam o ambiente escolar da realidade do estudante. Esta separação também é percebida nas aulas de Estatística, que, em geral, não consideram o contexto dos estudantes, o que torna os conceitos estatísticos trabalhados em sala de aula desprovidos de significado. Este cenário evidencia a necessidade de se repensar o espaço educacional, mais especificamente, neste artigo, a sala de aula de Estatística. Neste sentido, o presente artigo visa apresentar a proposta pedagógica da disciplina de Ensino de Estatística para Licenciaturas, alicerçada nas Metodologias Ativas, sendo que neste trabalho será enfatizado o Modelo de Rotação por Estações. Esta disciplina foi planejada a fim de potencializar o ensino contextual dos conceitos estatísticos e contemplar os anseios dos jovens das novas gerações, os nativos digitais. As atividades desenvolvidas na disciplina e ora aqui relatadas foram idealizadas de forma a possibilitar uma atitude ativa dos licenciandos, de modo a auxiliar no repensar da prática pedagógica destes futuros professores na educação básica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.