ESTUDO HISTÓRICO E EPISTEMOLÓGICO SOBRE O CONCEITO DE PROBABILIDADE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Cecilia Manoella Carvalho Almeida
  • Luiz Marcio Santos Farias Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

Este artigo compõe uma pesquisa de mestrado que apresenta um modelo epistemológico de referência o qual tem a finalidade de guiar para uma compreensão de aspectos relacionados ao objeto de estudo em questão: a Probabilidade, num estudo histórico-epistemológico deste saber. Alicerçando-se na Teoria Antropológica do Didático foram realizadas duas análises sobre este saber: uma análise histórica que permite ver como foi desenvolvido o caráter multifacetado do conceito de Probabilidade através de significados atribuídos por alguns dos seus principais filósofos e uma análise com foco na apreciação epistemológica que pretende examinar as diferentes visões ou interpretações dadas ao seu conceito. Metodologicamente esta pesquisa contribui com o desenvolvimento de uma Engenharia de Formação quando revela aos professores do ensino médio, participantes da construção do modelo proposto, obstáculos inerentes à construção do conceito deste saber. Neste estudo, almejou-se lograr o entendimento da razão de ser do ensino de Probabilidade e das condições e/ou restrições que lhe são impostas para, assim, auxiliarmos professores do ensino médio a abordarem este componente curricular de forma mais significativa em suas salas de aulas.

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Publicado

2019-04-11