CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DE ESTOCÁSTICA: UMA ANÁLISE COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE CHIC

Autores

  • Cileda de Queiroz e Silva Coutinho PUC-SP
  • Cassio Cristiano Giordano

Resumo

Este artigo é um recorte de nossa tese de doutorado em andamento, e tem por objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios de alunos das séries finais do Ensino Médio a respeito da Estocástica (Combinatória, Estatística e Probabilidade) antes de realizar uma pesquisa nessa área. Buscamos identificar tais conhecimentos prévios e concepções, antes e depois da realização da pesquisa por parte dos alunos, para avaliar possíveis mudanças, uma vez que, dentro do nosso quadro teórico, elas são compreendidas como indicadores de aprendizagem. Consideramos essas eventuais mudanças relevantes, pois poderiam justificar ou não a presença da pesquisa estatística na proposta curricular para esse segmento do ensino.  Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa. Os sujeitos foram 20 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de São Paulo. Os dados coletados foram coletados por meio um questionário e analisados por meio do software CHIC - Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva. Pretendemos, com isso, responder à questão: Quais os conhecimentos prévios dos alunos do Ensino Médio a respeito da Estocástica?

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Publicado

2019-04-11