O LETRAMENTO ESTATÍSTICO E A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE GRÁFICOS

Autores

  • Celso Ribeiro Campos
  • Cileda de Queiroz e Silva Coutinho PUC-SP

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um projeto de modelagem matemática no qual os alunos da disciplina de Estatística de um curso de serviço em graduação são convidados a pesquisar gráficos estatísticos com o intuito de fazer uma análise crítica. À luz do conceito de letramento estatístico presente nos fundamentos da Educação Estatística, trabalhamos conjuntamente a competência crítica nesse projeto, que resultou em um aproveitamento bastante satisfatório dos alunos. Divididos em grupos, os alunos pesquisaram diferentes jornais, revistas e mídias digitais, construíram um relatório e fizeram uma breve apresentação dos seus resultados. Diversos casos de uso inadequado ou equivocado de gráficos foram apresentados e o engajamento dos alunos na atividade foi bastante proveitoso. Por fim, percebemos um desenvolvimento do letramento estatístico no que se refere ao estudo de gráficos, bem como ficou evidenciada a competência crítica nos alunos, apesar de haver algumas dificuldades na confecção dos relatórios e na identificação de fontes.

Downloads

Publicado

2019-04-11