LETRAMENTO ESTATÍSTICO: UMA EXPERIÊNCIA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Os processos de ensino e aprendizagem em Estatística vêm sendo abordados por novas perspectivas, uma vez que os conceitos desse campo do conhecimento podem contribuir para uma aprendizagem significativa, bem como para a formação cidadã dos sujeitos aprendizes. Neste sentido, o presente relato de experiência tem por objetivo investigar as contribuições de uma Sequência de Ensino (SE) para o desenvolvimento do letramento estatístico de alunos do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa ocorreu numa escola pública municipal da cidade de Cajazeirinhas - PB, numa turma do 1° ano do Ensino Médio, composta por 14 alunos. O levantamento, a descrição e a análise dos dados se deram a partir de uma Sequência de Ensino (SE) proposta por Katoaka e Hernandes (2010), denominada de Perfil da Turma. A investigação é caracterizada como pesquisa qualitativa na modalidade pedagógica. O trabalho obteve respaldo teórico nas discussões de pesquisadores que desenvolvem pesquisas na área da Educação Estatística, a partir de autores como Gal (2002; 2004), Katoaka e Hernandes (2010), Carzola e Utsumi (2010), Wallman (1993), Lopes (2008), entre outros. Constatou-se que a SE, o Perfil da Turma, contribuiu para o desenvolvimento do pensamento estatístico dos sujeitos da pesquisa, possibilitou a aprendizagem da Estatística na perspectiva de letramento, e revelou que as aulas de Estatística precisam ser permeadas por um trabalho que favoreça a capacidade crítica dos alunos, quando estes se deparam com a leitura de qualquer tipo de informação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.