UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Lucas Soares Cobello
  • Paulo Cesar Oliveira

Resumo

O conteúdo deste artigo é um fragmento do produto educacional oriundo da Dissertação de Mestrado do primeiro autor sob a orientação do segundo autor, mais especificamente, uma forma de tratar informações. A elaboração da sequência de ensino foi pautada em nossos referenciais teóricos, sendo estes o letramento estatístico proposto por Iddo Gal, os registros de representação semiótica de Raymond Duval e os níveis de compreensão e leitura de gráficos propostos por Frances R. Curcio. O objetivo do produto educacional é poder nortear o trabalho do professor em sala de aula, revelando possibilidades para que o letramento estatístico seja desenvolvido em seus diversos elementos de conhecimento e disposição. A criação do mesmo foi fruto dos resultados apontados na referida Dissertação desenvolvida na perspectiva qualitativa, na modalidade de pesquisa documental no que se refere à análise de tarefas disponibilizadas para professores e alunos, no material didático da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para o ensino médio. A análise das tarefas apontou que elas apresentam temas interessantes para abordagem, como por exemplo, a questão da desigualdade social ou a avaliação da temperatura de uma região, porém, o contexto tratado é questionável frente ao cotidiano dos alunos.

Downloads

Publicado

2019-04-11