PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO AÇÃO EM CONTRASTE COM O CURRÍCULO

Autores

  • Leandro de Oliveira Souza
  • Giselle Correa de Souza
  • Marcia Leite Silveira

Resumo

Documentos curriculares brasileiros recomendam a utilização de abordagens empíricas para simular problemas relacionados às probabilidades. Baseando-se nesta orientação, planejamos um curso para um grupo de alunos do Ensino Médio a fim de pesquisar e, assim, entender como o desenvolvimento de atividades de simulação possibilitariam uma melhor compreensão de conceitos de probabilidade. Com as reflexões verbalizadas pelos sujeitos durante o curso, percebeu-se que é preciso compreender o que os impede de contabilizar combinações aditivas inversas. Como pressuposto teórico-metodológico, utilizou-se a investigação ação. A coleta de dados ocorreu no decorrer das aulas ministradas, e a análise foi feita sobre material vídeo e audiogravado, cópia das anotações dos estudantes e registros das observações dos pesquisadores. Além desses dados, buscou-se avaliar atividades similares em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que conceitos matemáticos desenvolvidos nos exemplares podem influenciar concepções equivocadas nos discentes. 

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Publicado

2019-04-11