PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO AÇÃO EM CONTRASTE COM O CURRÍCULO
Resumo
Documentos curriculares brasileiros recomendam a utilização de abordagens empíricas para simular problemas relacionados às probabilidades. Baseando-se nesta orientação, planejamos um curso para um grupo de alunos do Ensino Médio a fim de pesquisar e, assim, entender como o desenvolvimento de atividades de simulação possibilitariam uma melhor compreensão de conceitos de probabilidade. Com as reflexões verbalizadas pelos sujeitos durante o curso, percebeu-se que é preciso compreender o que os impede de contabilizar combinações aditivas inversas. Como pressuposto teórico-metodológico, utilizou-se a investigação ação. A coleta de dados ocorreu no decorrer das aulas ministradas, e a análise foi feita sobre material vídeo e audiogravado, cópia das anotações dos estudantes e registros das observações dos pesquisadores. Além desses dados, buscou-se avaliar atividades similares em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que conceitos matemáticos desenvolvidos nos exemplares podem influenciar concepções equivocadas nos discentes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.