A APREENSÃO DO CONCEITO DE EXPERIMENTO ALEATÓRIO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGO PEDAGÓGICO

Autores

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior
  • Nilceia Datori Barbosa
  • Natália Galvão Simão de Souza
  • Karoline Marcolino Cardoso

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar a fundamentação teórica utilizada para a criação de um jogo formado por perguntas e respostas, utilizando a resolução de problemas no processo ensino e aprendizagem de conteúdos probabilísticos do 1° ano do Ensino Fundamental, seguindo os princípios da Teoria Antropológica do Didático – TAD na organização praxeológica didática e matemática (Probabilidade) e a Equivalência de Estímulos para elaborar pequenas unidades de ensino, descrevendo um repertório simples a ser ensinado e progressivamente ir aumentando a complexidade. Partindo desse pressuposto trazemos a elaboração de questões (problemas) abordando a identificação de experimentos aleatórios e determinísticos associado à nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que fazem parte do jogo com base na TAD, composto por situações problema ou tarefas, constituída de uma sequência de subtarefas, que podem ser realizadas utilizando diversas técnicas justificadas pela tecnologia que se utiliza de teorias relacionadas à Probabilidade como objeto de estudo. Acreditamos que os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções.

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Publicado

2019-04-11