ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DO NOVO ENEM 2009-2017

Autores

  • Márcio Urel Rodrigues UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT - CAMPUS DE BARRA DO BUGRES
  • Luciana Bertholdi Machado
  • Ediel Pereira de Macedo
  • Daniela Silveira Rocha
  • Rosiane Souza da Silva

Resumo

Apresentamos, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença dos conteúdos de Estatística nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017, para proporcionar reflexões e encaminhamentos aos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica. A questão norteadora da pesquisa foi: Qual foi a presença dos conteúdos de Estatística nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017? Metodologicamente, pautamo-nos nos pressupostos da abordagem qualitativa na modalidade documental, pois utilizamos documentos oficiais – os quais nos proporcionaram a realização de um mapeamento das 405 questões contidas nas provas de Matemática do referido exame no período de 2009 a 2017, para identificar a presença dos conteúdos de Estatística. O corpus foi constituído pelas 83 questões envolvendo o eixo Tratamento da Informação, relacionado aos conteúdos de Estatística. Para analisar os dados, recorremos a alguns conceitos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), para constituir três categorias – Tratamento de Informação (53 questões), Estatística Descritiva (27 questões), Medidas de Dispersão (03 questões) –, pelas quais refletimos sobre a importância de abordar os conteúdos de Estatística na prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço na Educação Básica. Os resultados indicam que 20,5% da prova de Matemática estiveram relacionados aos conteúdos de Estatística, além de estarem presentes em todas as edições do exame.

Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT - CAMPUS DE BARRA DO BUGRES

Doutor em Educação Matemática

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Publicado

2019-04-11