A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE: que orientações para professores foram lidas nas revistas pedagógicas do Brasil e de Portugal, 1955 -1985?
Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa que teve como objetivo analisar a dinâmica de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Ensino Primário no Brasil e em Portugal, a partir das revistas pedagógicas para docentes desse nível de ensino. Sendo a imprensa pedagógica de grande relevância para a História da Educação, elegeram-se para análise, artigos publicados nos periódicos pedagógicos do Brasil e de Portugal, no período 1955 a 1985. A sustentação teórica para analisar essas fontes baseou-se em autores como Ferreira (2008), Nóvoa (1993), Carvalho (2006), Frago (2000) e Chartier (1991). Após análises e comparações, o que se pode dizer é que, no âmbito do Ensino Primário, os discursos veiculados preconizaram uma matemática fundamentada na Teoria dos Conjuntos e na Lógica Matemática, com ênfase no uso da linguagem simbólica e nos aspectos metodológicos na prescrição dos materiais concretos para esse ensino, fundamentados na teoria psicogenética de Jean Piaget. Embora com características diversas entre si, os periódicos pedagógicos estudados contribuíram para a difusão de concepções e apropriações de ideias sintonizadas com os reformistas do ensino da Matemática Moderna, tendo em vista transmitir aos professores leitores os saberes necessários para a formação das crianças.
Referências
BASTOS, M. H. C. As revistas pedagógicas e a atualização do professor: a revista do ensino no Rio Grande do Sul (1951 – 1992). In: BASTOS, Maria Helena Câmera; CATANI, Denise Bárbara. (orgs.) In: Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997.
BORGES, R.A.S. Circulação e apropriação do ideário do movimento da matemática moderna nas séries iniciais: as revistas pedagógicas no Brasil e em Portugal. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIBAN, 2011.
CARVALHO, M. M. C. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: PINTASSILGO, M. C; FREITAS, M. J. M.; CARVALHO, M. M. C. (Eds.). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Edições Colibri, 2006.
CHARTIER, R. O mundo como representação. In: Estudos Avançados 11(5). IEA-USP. São Paulo, 1991.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Aprendizagem, v. 2, 1990.
DETIENNE, M. Comparer l’incomparable. Paris: Éditions du Seuil, 2000.
DOTTRENS, R. Os objetivos do ensino do cálculo. Fichas para reflexão. In: Revista Escola Democrática, 1976. s/p.
FAGUNDES, L. da C. Operações matemáticas no 1º ano. Revista do Ensino. nº 145. 1972.p.23-24.
FERNANDES, A; VIEIRA, D. J.; PAREDES, F.; FERREIRA, C.; Sá, M.C. Formação contínua (?) de professores: algumas experiências em matemática. In: O Jornal da Educação. Ano VI. nº. 65. Mar. 1983. p. 24- 27.
FERREIRA, A. G. O sentido da Educação Comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. In: Revista Educação. Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, maio/ago. 2008.
FERREIRA, M. A. P. Material cuisenaire: utilização no ensino primário. In: Revista Escola Democrática. nº. 37-38. Maio/ Jun. 1981, p.44-53.
FRAGO, A.V Culturas escolares e reformas: sobre a natureza histórica dos sistemas e instituições educativas. Universidade de Murcia. Espanha. 2000a.
GATTEGNO, C. O Zeca já pode aprender Aritmética: guia para o método dos números em cor.2 ed. Meleças: Educa Material Didáctico. Tradução de Manuel Silvério Tavares. 1963.
GROSSI, E. P. Uma experiência fascinante em aprendizagem de matemática. In: Revista do Ensino. nº 150. 1973.p.27-29.
GUIMARÃES, H. M. Por uma matemática nova nas escolas secundárias: perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros Estudos. São Paulo: Zapt Editora. 2007.
ILHA, A. C.; CESTARI, L.F.; SILVA, D.B.C.; ZANIOL, R.M.; MACEDO, P.M.P; ARRIGUI, M L. Matemática reformulada: noções elementares sobre conjuntos. In: Revista do Ensino. nº. 126. 1970. p.28-29.
LEÃO, M. E. B; SOUSA, A de O. e . Questões polêmicas no ensino da disciplina. In: Revista Escola Democrática.1983. p. 62-63.
MATOS, J. M. Prenúncios da matemática moderna em Portugal. In: V Congresso Ibero – Americano de Educação Matemática, Porto. 2005.
MEDINA, D. A produção oficial do MMM para o ensino primário do Estado de São Paulo (1960-1980). Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). PUC-SP, 2007.
NÓVOA, A. A Imprensa de Educação e ensino: concepções e organização do repertório português. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). In: Educação em Revista: a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo, SP: Escrituras, 2002.
NÓVOA, A. A Imprensa de educação e ensino: repertório analítico. Colecção Memórias da Educação. Instituto de Inovação Educacional. 1993.
NÓVOA, A. Histoire et comparaison (essais sur l’Éducation). Lisbonne: Educa, 1998.
OSÓRIO, N. C. A matemática moderna e os problemas aritméticos. In: Revista do Ensino. nº. 103. 1965.p.29-30.
PASSOS, H.B. Matemática moderna. In: Revista Educação Atualizada. Maio de 1969c. nº3.
PENTEADO JUNIOR, O. A. O ensino do cálculo na escola primária e secundária. In: Revista de Pedagogia. nº. 13. vol. VII. 1961.
PENTEADO JUNIOR, O. A. O ensino do cálculo. In: Revista de Pedagogia. nº. 8. vol IV. 1958.
PINHEIRO, J. E. M. Notas sobre o método Cuisinaire. In: Revista Escola Portuguesa. Mar. de 1969. Nº 1341. 1969. p.12.
REDINHA, Simões. Planificação em matemática. In: Revista Escola Democrática. 1980. nº. 26 e 27. p. 31-34.
ROCHA, I. F. Na fase do raciocínio lógico – a sentença matemática. In: Revista AMAE Educando. Ano XI. nº 104. Mai. de 1978.p.24-29.
ROSENBAUM, E.P. O ensino da matemática elementar. In: Revista de Pedagogia. nº. 8. vol. IV. 1958.
SANTOS, Z.; BELTRÃO E. S. Conjuntos. Revista AMAE Educando. nº 41.1972.
SEBASTIÃO E SILVA, J. Parecer sobre os trabalhos da modernização da iniciação matemática no ensino primário. 1972. 23-25. In: NABAIS, J. A. O Ensino da Matemática. In: Revista Ciências da Educação. In: Cadernos de Psicologia e Pedagogia. Centro de Psicologia Aplicada à Educação. Lisboa.1968.
VALENTE, W.R. Pensamento pedagógico e aritmética escolar para o curso primário no Brasil e na Espanha: tempos de ensino intuitivo. Ediciones Universidad de Salamanca. nº 15. Venda Nova: Bertrand Editora. 2009.
VENTURA, M. de S. Modernização da Iniciação da Matemática. In: Boletim Bibliográfico e Informativo. Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Calouste Gulbenkian. n.º 6. 1967. p. 14-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.