SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar fatores relevantes na seleção de questões e/ou itens problematizáveis no aprendizado do aluno como instrumento potencializador no Ensino de Ciências e Matemática. A temática traz pontos preocupantes, haja vista que esse recurso metodológico em muitos casos tenha seu uso limitado a uma mera lista de exercícios desvinculada do cotidiano do aluno. Logo se levantou o questionamento de como esse recurso metodológico poderá contribuir no Ensino de Ciências e Matemática. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo geral realizar um levantamento bibliográfico acerca da Teoria das Situações Didáticas como aporte didático capaz de contribuir com o ensino de Ciências e Matemática, considerando para tal, além de autores que versam sobre o tema, trabalhos acadêmicos como artigos, dissertações e teses. Como resultado, verificou-se que a utilização do aporte teórico que versa a respeito das Situações Didáticas, em questões problematizáveis como recurso didático é capaz de contribuir no Ensino de Ciências e Matemática quando aplicado ao contexto do aluno, envolvendo situações didáticas vivenciáveis e respeitando o arcabouço cognitivo do mesmo. Como resultado, verificou-se a necessidade de uma abordagem de fundamentação teórica e metodológica na seleção de questões ou itens problematizáveis a uma condição real de aplicação, a fim de oportunizar aos professores para que possam melhor explorar as potencialidades deste recurso metodológico. Ademais, espera-se, assim, possibilitar aos discentes a construção de significados, nas aulas de Ciências e Matemática, para novas aquisições cognitivas. Caso contrário, a utilização desse recurso metodológico como mera lista de exercícios muito provavelmente não oportunizará o uso de Situações Didáticas capaz de contribuir no Ensino de Ciências e Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.