SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Cleilson Coutinho da Silva Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Resumo

A presente pesquisa buscou investigar fatores relevantes na seleção de questões e/ou itens problematizáveis no aprendizado do aluno como instrumento potencializador no Ensino de Ciências e Matemática. A temática traz pontos preocupantes, haja vista que esse recurso metodológico em muitos casos tenha seu uso limitado a uma mera lista de exercícios desvinculada do cotidiano do aluno. Logo se levantou o questionamento de como esse recurso metodológico poderá contribuir no Ensino de Ciências e Matemática. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo geral realizar um levantamento bibliográfico acerca da Teoria das Situações Didáticas como aporte didático capaz de contribuir com o ensino de Ciências e Matemática, considerando para tal, além de autores que versam sobre o tema, trabalhos acadêmicos como artigos, dissertações e teses. Como resultado, verificou-se que a utilização do aporte teórico que versa a respeito das Situações Didáticas, em questões problematizáveis como recurso didático é capaz de contribuir no Ensino de Ciências e Matemática quando aplicado ao contexto do aluno, envolvendo situações didáticas vivenciáveis e respeitando o arcabouço cognitivo do mesmo. Como resultado, verificou-se a necessidade de uma abordagem de fundamentação teórica e metodológica na seleção de questões ou itens problematizáveis a uma condição real de aplicação, a fim de oportunizar aos professores para que possam melhor explorar as potencialidades deste recurso metodológico. Ademais, espera-se, assim, possibilitar aos discentes a construção de significados, nas aulas de Ciências e Matemática, para novas aquisições cognitivas. Caso contrário, a utilização desse recurso metodológico como mera lista de exercícios muito provavelmente não oportunizará o uso de Situações Didáticas capaz de contribuir no Ensino de Ciências e Matemática.    

Downloads

Publicado

2019-10-01