A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Kleyfton Soares da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Mayrane Carla Marques do Nascimento Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Alan Jhon Duarte de Freitas Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Johnnatan Duarte de Freitas Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Laerte Silva da Fonseca Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar atividades experimentais de um processo envolvendo propriedades da água, a saber: efeito Mpemba (quando a água quente, em determinadas condições, congela mais rapidamente do que a água em temperatura ambiente). O experimento foi destinado às turmas de alunos do ensino médio de escolas da rede pública e particular, onde foram trabalhados conceitos de química, física e matemática, na tentativa de realização de um movimento interdisciplinar. As fases de ação, formulação, validação e institucionalização sugeridas pela Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 2007) foram implementadas para propiciar a construção de conhecimentos científicos pelos alunos. Os resultados confirmaram a ocorrência do fenômeno estudado e, sobretudo, intensificaram a importância das aulas experimentais como ferramenta essencial no ensino de ciências e matemática.

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Publicado

2019-10-01