A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar atividades experimentais de um processo envolvendo propriedades da água, a saber: efeito Mpemba (quando a água quente, em determinadas condições, congela mais rapidamente do que a água em temperatura ambiente). O experimento foi destinado às turmas de alunos do ensino médio de escolas da rede pública e particular, onde foram trabalhados conceitos de química, física e matemática, na tentativa de realização de um movimento interdisciplinar. As fases de ação, formulação, validação e institucionalização sugeridas pela Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 2007) foram implementadas para propiciar a construção de conhecimentos científicos pelos alunos. Os resultados confirmaram a ocorrência do fenômeno estudado e, sobretudo, intensificaram a importância das aulas experimentais como ferramenta essencial no ensino de ciências e matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.