OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA

Autores

  • Italândia Ferreira de Azevedo Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Wedson Francelino Ribeiro Noronha Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Maria Cleide da Silva Barroso Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Solonildo Almeida da Silva Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência referente a um conjunto de aulas de Análise Combinatória, planejadas e executadas com o apoio de Objetos de Aprendizagem em formato digital. Essas aulas aconteceram no laboratório de informática da escola e direcionada a uma turma com 27 alunos do 2º ano do Ensino Médio profissionalizante, na cidade de Sobral - Ceará. O objetivo da associação de recursos digitais, materializados pelos objetos de aprendizagem, foi criar um ambiente fomentador de Aprendizagem Significativa, segundo a definição de Moreira (2010), buscando um processo de ensino-aprendizagem de melhor qualidade. As respostas dos alunos foram registradas por meio de questionários, com o intuito de verificar possíveis avanços e capacidade de interpretação das questões, sempre associadas ao uso dos objetos de aprendizagem. A partir das respostas obtidas, conclui-se que o uso de objetos de aprendizagem associados ao ensino de Análise Combinatória incrementou a capacidade dos alunos em interpretar corretamente situações-problemas. Essas respostas também registram um acréscimo na motivação dos alunos em estudar Análise Combinatória, estimulando o processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

Downloads

Publicado

2019-10-01