PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS: USO DE RECURSOS MIDIÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
A temática Ensino de Ciências para alunos surdos constitui-se num importante campo de pesquisa a ser explorado, principalmente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem desses alunos inseridos no ensino médio. Considerando a necessidade de tornar acessível o conhecimento químico para os alunos surdos e verificando-se a carência de pesquisas na área, buscou-se, a partir de uma pesquisa de natureza descritiva, apresentar algumas práticas pedagógicas inclusivas que fizeram uso dos recursos midiáticos, e analisasse suas contribuições no processo educativo dos alunos supracitados. Os resultados apresentados são frutos de um estudo de caso que compõe uma pesquisa mais abrangente, contendo estratégias que favorecem a prática de professores e intérpretes. Tomando como base o resultado da pesquisa, conclui-se que tais práticas se constituem em importantes ferramentas educativas que minimizam a dificuldade que está associada à falta de termos apropriados em Libras para o Ensino de Química.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.