PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS: USO DE RECURSOS MIDIÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Esilene dos Santos Reis Arruda Centro de Formação da Educação Básica do Estado do Pará – CEFOR
  • Maria Mozarina Beserra Almeida Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Isaías Batista de Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

A temática Ensino de Ciências para alunos surdos constitui-se num importante campo de pesquisa a ser explorado, principalmente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem desses alunos inseridos no ensino médio. Considerando a necessidade de tornar acessível o conhecimento químico para os alunos surdos e verificando-se a carência de pesquisas na área, buscou-se, a partir de uma pesquisa de natureza descritiva, apresentar algumas práticas pedagógicas inclusivas que fizeram uso dos recursos midiáticos, e analisasse suas contribuições no processo educativo dos alunos supracitados. Os resultados apresentados são frutos de um estudo de caso que compõe uma pesquisa mais abrangente, contendo estratégias que favorecem a prática de professores e intérpretes. Tomando como base o resultado da pesquisa, conclui-se que tais práticas se constituem em importantes ferramentas educativas que minimizam a dificuldade que está associada à falta de termos apropriados em Libras para o Ensino de Química.

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Publicado

2019-10-01