ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA E O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO: a vanguarda da tabuada na era dos testes

Autores

  • Denis Hebert de Almeida Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Célia Leme da Silva Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O artigo apresenta a pesquisa desenvolvida por Alfredina de Paiva e Souza, professora-chefe da seção de Prática de Ensino do curso de formação do professor primário do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1930, período marcado pelo movimento da Escola Nova. No presente estudo analisamos, pelo ferramental teórico-metodológico da História Cultural, manuais de ensino e artigos intentando compreender as representações e apropriações de Alfredina de Paiva e Souza, que por meio de pesquisa experimental e inédita, realizou testes em escolas públicas do Rio de Janeiro para saber quais combinações das tabuadas os alunos apresentavam maior dificuldade. Alfredina reafirmou a necessidade de decorar a tabuada, mas diferentemente do método “tradicional”, em que a tabuada era decorada pela ordem crescente dos números, indicou o estudo das tabuadas por combinações divididas em ordem de dificuldade. Também referenciou a necessidade de exatidão nos resultados e organizou testes de velocidade. A proposta desenvolvida por Alfredina foi fruto de pesquisas baseadas em testes e conhecimentos científicos internacionais, desenvolvidos  por psicólogos, como o caso de Edward Lee Thorndike e Frank Leslie Clapp. Período em que os testes ganham importância como ferramentas de apoio para legitimar a Pedagogia como um conhecimento científico. As medidas estatísticas e a Psicologia determinam uma nova forma de compreender a criança, e consequentemente configuram novas formas de ensinar da tabuada.

Biografia do Autor

Denis Hebert de Almeida, Universidade Federal de São Paulo

Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo

UNIFESP - Campus Diadema

Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Referências

AGUAYO, A. M. Pedagogia Científica: Psicologia e direção da aprendizagem. Tradução: J. N. Damasco Penna, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.

ALMEIDA, D. H. A Matemática na formação do Professor Primário nos Institutos de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1938). Dissertação (Mestrado em Ciências). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP, 2013.

CERTEAU, M. de A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1990.

CLAPP, F. L. The number combinations their relative difficulty and the frequency of their appearance in text-books. Wisconsin: University of Wisconsin, 1924, 120p.

HOUAISS A., VILLAR M. S., FRANCO F.M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Inquérito. LF/Inst. Educ. pasta V, Fot. 624, 654, 655, 667, 677, 680, CPDOC/FGV.

MARQUES, J. A. O. Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova. Dissertação (Mestrado em Ciências). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP, 2013.

MONARCHA, C. Brasil arcaico, Escola Nova: Ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. Campinas, São Paulo: Editora Unesp, 2009.

SANTOS, I. B. Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de Matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX). São Paulo, 2006. 253 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2010.

SOUZA, A. P. O ensino de Matemática na escola primária. Arquivos do Instituto de Educação, v. I, n. 2, p. 181-222, 1936.

______. Nossa Aritmética 3º. Ano. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1937. CPP/Instituto de Estudos Educacionais Sud Mennucci.

______. O ensino do Cálculo na Escola Primária: Problemas metodológicos. Rio de Janeiro: Imp. No Est. Gráfico “Apollo”, [194-?].

SOUZA, R. A. O ensino de História na Perspectiva intelectual de Alfredo Miguel Aguayo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 43, p. 118-131, set. 2011. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/43/art09_43.pdf> Acesso em: 09 maio 2012.

THORNDIKE, E. L. A nova metodologia da Aritmética. Tradução: Anadyr Coelho, Porto Alegre: Editora Livraria do Globo, 1936.

VIDAL, D. G. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.

______. (org.). Grupos escolares. Cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2006.

Downloads

Publicado

2014-05-02