CONSTRUÇÃO DE MAPA CONCEITUAL E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO
Resumo
A argumentação é uma forma de discurso desejável no contexto de ensino de ciências e vem sendo alvo de pesquisas direcionadas para diferentes vieses, como o estudo da qualidade e complexidade dos argumentos dos estudantes, o papel do professor na condução da prática argumentativa, revisão bibliográfica sobre a argumentação, desenvolvimento e análise de materiais didáticos e estratégias promotoras da argumentação. É para esse último foco de estudo que direcionamos nosso trabalho, com o objetivo de tecer considerações sobre as seguintes questões: Qual a potencialidade do uso de mapas conceituais em ambientes colaborativos para a promoção da prática argumentativa? Qual o nível de produção argumentativa a partir de um processo de mapeamento conceitual colaborativo? Para tanto, lançamos mão de gravações em áudio da discussão de licenciandos em Física ao desenvolverem, em grupo, mapas conceituais. Com base no Modelo de Toulmin e no Quadro Analítico para Discussões Argumentativas Colaborativas, investigamos o discurso dos licenciandos. Os resultados mostraram a efetividade da técnica de mapeamento conceitual na promoção de um ambiente argumentativo em uma atividade colaborativa. Tal ambiente é favorecido por aspectos intrínsecos e extrínsecos quanto à atividade de mapeamento. Com relação ao primeiro aspecto, temos o direcionamento da construção do mapa a partir de uma pergunta focal, a necessidade da presença de proposições no mapa e de envolver a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa. Quanto aos aspectos extrínsecos, destaca-se a conformação da atividade, a qual envolveu licenciandos em pequenos grupos, o que facilitou a interação entre eles.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.