MAPAS CONCEITUAIS E A AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
Os mapas conceituais têm sido utilizados como ferramentas educacionais para planejar, promover e/ou avaliar aprendizagens significativas. Sua representação gráfica contempla relações entre conceitos e a avaliação da aprendizagem conceitual pode ser feita por meio de diversos critérios, como a qualidade e a quantidade das proposições e conceitos utilizados, quantidade de relações cruzadas, hierarquização dos conceitos em mais inclusivos e menos inclusivos etc. Entretanto, face à sua base epistemológica, até o momento não se conhecem estudos que enfatizem a possibilidade de avaliação de outros tipos de aprendizagens que não seja a aprendizagem conceitual. Neste trabalho, é proposta a possibilidade de se avaliar, também, aprendizagens procedimentais a partir de mapas conceituais. Nesse sentido, são discutidas as aprendizagens conceituais e procedimentais explicitadas em mapas conceituais construídos por estudantes da educação básica que participam do desenvolvimento de projetos colaborativos que utilizam tecnologias digitais. Abordam conhecimentos que não são, em geral, trabalhados no currículo escolar, como programação, modelagem 3D, projetos e montagem de circuitos elétricos. Os mapas conceituais foram construídos com os conceitos predominantemente aprendidos pelos estudantes ao participar dos projetos. Desta forma, foi evidenciado que um mapa conceitual pode ser utilizado para inferir aprendizagens para além das aprendizagens conceituais constantemente discutidas, possibilitando a inferência de aprendizagens procedimentais de natureza mais cognitiva, o que motiva ainda mais a perseverar na sua utilização, também com esse outro objetivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.