MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONTEÚDO ESCOLAR

Autores

  • Rejane Maria Araújo Lira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Romero Tavares Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado com alunos do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola pública da rede municipal de João Pessoa–PB. O objetivo principal foi desenvolver metodologias de ensino pautadas na Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa (TAVS), preconizada por David Ausubel, como forma de viabilizar a aprendizagem de conteúdos escolares de forma significativa, adotando como ferramenta para essa aprendizagem a construção de mapas conceituais. O estudo incidiu sobre o componente curricular de ciências naturais, em que foi explorado o conteúdo reprodução humana. A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa básica, experimental, com estratégias de campo, tanto em relação à fonte de informação quanto ao local de coleta dos dados, de temporalidade longitudinal e de natureza qualitativa e quantitativa. Para a coleta dos dados, foram realizados um pré e um pós-testes em formato de questionário: o primeiro, para selecionar os conhecimentos prévios dos alunos, e o segundo, para mensurar as mudanças ocorridas. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas, buscando analisar as aprendizagens construídas a partir da concepção dos alunos, em que a especificidade do objeto do estudo também suscita o diálogo com aqueles que participaram do processo. Os resultados apontaram, de forma segura, que os mapas conceituais influenciaram de forma significativa a aprendizagem do conteúdo escolar explorado. A experiência feita é uma estratégia que oferece perspectivas de melhoria para as práticas educativas, servindo de instrumento para o avanço das investigações acerca dos processos de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2019-12-27