MAPA CONCEITUAL EM RELEVO: RECURSO DIDÁTICO PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ESTUDO DA CÉLULA
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes deficientes visuais com o objetivo de elaborar e utilizar mapas conceituais em relevo para a aprendizagem de conceitos relacionados à estrutura celular. O material foi testado junto a quatro estudantes com deficiência visual que estão cursando o ensino fundamental II. Inicialmente, foi feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes sobre morfologia e fisiologia da célula, com uso de um modelo esquemático. Um questionário, respondido pelos estudantes, auxiliou na identificação do seu perfil, o entendimento deles em relação aos conteúdos apresentados e se eles tinham alguma experiência prévia com mapas conceituais. Em seguida, os alunos manusearam quatro mapas conceituais da célula, permitindo a interpretação e interligação dos conceitos. Todo o processo foi gravado e filmado para coleta de dados, facilitando a análise da compreensão dos estudantes sobre o assunto. Após o manuseio dos mapas conceituais, observa-se pela fala dos alunos que foi possível a percepção de vários detalhes da estrutura celular, inclusive alguns que eles não conheciam. A análise dos dados indica que a utilização dessa ferramenta foi satisfatória, uma vez que consolidou os conhecimentos adquiridos nas aulas de ciências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.