MAPA CONCEITUAL EM RELEVO: RECURSO DIDÁTICO PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ESTUDO DA CÉLULA

Autores

  • Sandra Mara Mourão Cardinali
  • Adriana Gomes Dickman
  • Amauri Carlos Ferreira

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes deficientes visuais com o objetivo de elaborar e utilizar mapas conceituais em relevo para a aprendizagem de conceitos relacionados à estrutura celular. O material foi testado junto a quatro estudantes com deficiência visual que estão cursando o ensino fundamental II. Inicialmente, foi feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes sobre morfologia e fisiologia da célula, com uso de um modelo esquemático. Um questionário, respondido pelos estudantes, auxiliou na identificação do seu perfil, o entendimento deles em relação aos conteúdos apresentados e se eles tinham alguma experiência prévia com mapas conceituais. Em seguida, os alunos manusearam quatro mapas conceituais da célula, permitindo a interpretação e interligação dos conceitos. Todo o processo foi gravado e filmado para coleta de dados, facilitando a análise da compreensão dos estudantes sobre o assunto. Após o manuseio dos mapas conceituais, observa-se pela fala dos alunos que foi possível a percepção de vários detalhes da estrutura celular, inclusive alguns que eles não conheciam. A análise dos dados indica que a utilização dessa ferramenta foi satisfatória, uma vez que consolidou os conhecimentos adquiridos nas aulas de ciências.

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Publicado

2019-12-27