ZOLTAN DIENES E O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (1960-1989)

Autores

  • Elenir Terezinha Paluch Soares Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED
  • Neuza Bertoni Pinto Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Resumo

Resumo: Desde o final da década de 1950, o ensino do Sistema de Numeração Decimal (SND) nas séries iniciais de escolarização foi alvo de experiências pedagógicas do matemático pesquisador húngaro Zoltan Paul Dienes, defendendo que a compreensão do valor posicional, princípio fundamental desse sistema, ocorre a partir de contagens, agrupamentos e reagrupamentos em diferentes bases. No Brasil, essa proposição pedagógica foi apropriada, principalmente, pelos Grupos que disseminaram as ideias do Movimento da Matemática Moderna no país, por meio de cursos para professores e coleções didáticas produzidas por esses grupos, nas décadas de 1960 e 1970. Investigações na perspectiva da história cultural, tomando como apoio teórico Roger Chartier (1995) e os estudos sobre a história das disciplinas escolares de André Chervel (1990), utilizando como fontes de pesquisa cadernos de alunos e manuais didáticos fornecem indícios de que, no Paraná, embora a metodologia da utilização de diversas bases não tenha recebido expressivo acolhimento pela cultura escolar, a essência das ideias pedagógicas de Dienes direcionadas à compreensão do valor de posição parece ter sido apropriada, desencadeando uma mudança nas práticas pedagógicas referentes ao SND, deslocando a centralidade do processo de aprendizagem por meio de memorização de regras e procedimentos para a compreensão do valor posicional.

 Palavras-chave: Zoltan Paul Dienes. Sistema de Numeração Decimal. Valor posicional. Práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Elenir Terezinha Paluch Soares, Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED

Doutora em Educação e Professora do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Estado da Educação - SEED/PR.

Neuza Bertoni Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR.

Referências

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Publicado

2014-05-02