ZOLTAN DIENES E O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (1960-1989)
Resumo
Resumo: Desde o final da década de 1950, o ensino do Sistema de Numeração Decimal (SND) nas séries iniciais de escolarização foi alvo de experiências pedagógicas do matemático pesquisador húngaro Zoltan Paul Dienes, defendendo que a compreensão do valor posicional, princípio fundamental desse sistema, ocorre a partir de contagens, agrupamentos e reagrupamentos em diferentes bases. No Brasil, essa proposição pedagógica foi apropriada, principalmente, pelos Grupos que disseminaram as ideias do Movimento da Matemática Moderna no país, por meio de cursos para professores e coleções didáticas produzidas por esses grupos, nas décadas de 1960 e 1970. Investigações na perspectiva da história cultural, tomando como apoio teórico Roger Chartier (1995) e os estudos sobre a história das disciplinas escolares de André Chervel (1990), utilizando como fontes de pesquisa cadernos de alunos e manuais didáticos fornecem indícios de que, no Paraná, embora a metodologia da utilização de diversas bases não tenha recebido expressivo acolhimento pela cultura escolar, a essência das ideias pedagógicas de Dienes direcionadas à compreensão do valor de posição parece ter sido apropriada, desencadeando uma mudança nas práticas pedagógicas referentes ao SND, deslocando a centralidade do processo de aprendizagem por meio de memorização de regras e procedimentos para a compreensão do valor posicional.
Palavras-chave: Zoltan Paul Dienes. Sistema de Numeração Decimal. Valor posicional. Práticas pedagógicas.
Referências
CHARTIER, Roger. Cultura Popular. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 8, n. 16, 1995, p. 179-192.
CHERVEL, André. A história das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre, nº. 2, p. 177-229, 1990.
DIENES, Zoltan P. A Matemática Moderna no Ensino Primário. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Fundo de Cultura, 1967.
________. Aprendizado moderno da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.
________. On some problems concerning the learning of mathematics: Discussion Guide nº.1. Departament of Psychology of University of Adelaide, Australia. Paris: UNESCO, 30 April 1962. 29 p. Disponível em: http://unesco.unesco.org/images/0014/001447/144785eb.pdf. Acesso em: 19 fev. 2012.
________. What is a base? 2002 by Zoltan P. Dienes. Disponível em: http://www.zoltandienes.com/wp-content/uploads/2010/05/what_is_a_base.pdf. Acesso em 05 de jan. 2014.
DIENES, Z. P.; GOLDING, E. W. Conjuntos, números e potências. São Paulo: Editora Herder, 1969.
FISCHER, M. C, B. Formação de professores em tempos de Matemática Moderna: uma proposta de investigação histórica. Diálogo Educacional. Curitiba. v. 8, n. 25, p. 663-678, Set./Dez., 2008.
GUIMARÃES, Henrique M. Por uma Matemática nova nas escolas secundárias – Perspectivas e orientações curriculares da Matemática Moderna. In: VALENTE, W.R.; MATTOS, J. M. (orgs.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Zapt Editora, 2007.
KAMII, Mieko. Place value: children’s efforts to find a correspondence between digits and n of objects. 10º Simpósio Anual da Jean Piaget Society. Anais... Philadelphia, 1980.
LIMA, F. R. de. GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da Matemática e a formação de professores durante o Movimento da Matemática Moderna. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da PUCSP, 2006.
NEDEM. Ensino Moderno de Matemática: 1º Grau. Volume 1. São Paulo: Editora do Brasil S.A., 1973.
OLIVEIRA, M. C. de.; LEME DA SILVA. M. C.; VALENTE, W. R. (Orgs.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 2011.
PINTO, N. B. Marcas históricas da Matemática Moderna no Brasil. Diálogo Educacional. Curitiba, v. 5, n. 16, p. 25-38, Set/Dez. 2005.
PINTO, N. B.; FERREIRA, A. C. C. O Movimento Paranaense de Matemática Moderna: o papel do NEDEM. Diálogo Educacional. Curitiba, v. 6, n. 18, p. 113-122. Mai. /Ago. 2006.
SOARES, E. T. P. Zoltan Paul Dienes e o Sistema de Numeração Decimal na Cultura Escolar Paranaense (1960-1989). Tese (Doutorado em Educação). Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR, 2014.
SRIRAMAN, B. (org). Mathematics Education and The Legacy of Zoltan Paul Dienes. [Editorial]. The Montana Mathematics Enthusiast, Monograph 2, pp. i-ii . University of Montana. Montana: Edited by Bharath Sriraman, 2008.
VALENTE, W. R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, v. 16, n. 30, jul./dez., 2008. São Paulo: Cempem- FE- Unicamp, 2008.
________. O que é número? Intuição versus Tradição na história da educação matemática. In: I CIHEM, Covilhã, Portugal, maio de 2011. Anais... Disponível em: http://www.apm.pt/files/177852_C13_4dd7a2ce19b16.pdf. Acesso em 4 fev. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.