COMO ENSINAR ARITMÉTICA AOS PRINCIPIANTES NO FINAL DO SÉCULO XIX, A PARTIR DA ARITHMETICA PRIMARIA DE ANTONIO TRAJANO?

Autores

  • Marcus Aldenisson de Oliveira Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a Arithmetica Primaria, de Antonio Trajano, sob os aspectos epistemológico e didático, a fim de identificar os princípios pedagógicos que auxiliaram o autor na organização e estruturação dos saberes aritméticos presentes na sua obra. Toma-se para análise um exemplar da 12ª edição publicado em 1895. Interessa saber: Como ensinar Aritmética aos principiantes no final do século XIX? Nas páginas da Arithmetica Primaria de Antonio Trajano, os princípios pedagógicos revelam uma proposta de ensino intuitivo da Aritmética: primeiro o ensino impulsiona e segue o desenvolvimento das faculdades sensíveis ou inferiores (atenção, observação, etc.) e, em seguida, as faculdades reflexivas ou superiores (imaginação, julgamento, memória, etc.). Um modo de ensino educativo, prático e adaptado à capacidade da criança.

Biografia do Autor

Marcus Aldenisson de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Doutorando pela Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos.

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Publicado

2016-12-29