A GEOMETRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: da legislação aos livros didáticos
Resumo
O presente estudo é fundamentado na história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990; JULIA, 2002), no sentido de conceber a escola como um espaço de criação de saberes que dão forma e viabilidade às finalidades educativas de um determinado momento histórico. Buscamos realizar um estudo histórico sobre a constituição da disciplina de Geometria da escola primária do estado do Paraná, na década de 1930, momento de importantes mudanças políticas no estado, decorrentes da troca de interventor federal e que tiveram fortes implicações no currículo. Partindo da análise do contexto educacional da referida década, o estudo analisa documentos legais, dentre outros, Relatórios e Mensagens do Governo Manoel Ribas, Regimento Interno dos Grupos Escolares do Estado, Decretos e livros didáticos veiculados na época. Ao realizarmos a análise comparativa das fontes históricas constituídas para o estudo, observamos algumas divergências que possivelmente geraram discussões e determinadas escolhas dos professores quanto aos processos de ensino e aprendizagem referentes aos saberes geométricos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.