OS JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO MANUAL PEDAGÓGICO PROGRÂMA DE MATEMÁTICA (1934)

Autores

  • Cintia Schneider Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo está inserido no campo da história da educação matemática e utiliza um manual pedagógico como fonte de pesquisa, fonte essa, assim como os livros didáticos, que tinham seu uso negligenciado até a década de 1970, porém que de lá até os dias de hoje vem crescendo expressivamente as pesquisas as utilizam como fontes. Destaca-se que este artigo está em consonância com a pesquisa de mestrado da autora, a qual objetiva-se pesquisar ‘Os jogos para o ensino de aritmética nos livros didáticos em tempos da Escola Nova no Brasil, 1920- 1960’. Especificamente este artigo tem o objetivo de apresentar uma análise do manual “Progrâma de Matemática” (1934) e compreender como são indicados os jogos para o ensino da matemática e quais seus objetivos de acordo com categorizações propostas por Irene de Albuquerque (1958). Nota-se a presença da indicação de jogos para o ensino de matemática no manual em questão, jogos estes que são bem detalhados, evidenciando materiais utilizados, conteúdos trabalhos, bem como o passo a passo de cada jogo. Ainda, a partir da análise dos objetivos dos jogos de acordo com as categorizações de Albuquerque, percebeu-se que todos atendem as três categorias sugeridas – fixação, recreação e motivação.

Biografia do Autor

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa da História da Educação Matemática no Brasil – GHEMAT.

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Publicado

2016-12-29