A PSICOLOGIA NO MANUAL DE ARITMÉTICA DE BACKHEUSER

Autores

  • Carla Terezinha Botelho Torrez Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da obra A Aritmética na Escola Nova - a nova didática da Aritmética, de Everardo Backheuser, editada em 1933 pela Livraria Católica, Rio de Janeiro. Esta análise visa compreender os processos metodológicos do ensino da matemática dentro de uma nova proposta pedagógica presente em reformas educacionais, que vai além de simplesmente descrever documentos. Para estudar os manuais pedagógicos ou livros didáticos, tomados como fontes privilegiadas para conhecer práticas de épocas passadas, e compreender os objetivos e metodologias, adotaremos como referencial teórico-metodológico, para estudos culturais, a história do livro didático (CHOPPIN, 2008) e a história da educação matemática (VALENTE, 2008). De acordo com Valente (2008), a história da educação matemática e os livros didáticos são elementos inseparáveis, e estes são fontes fundamentais para a construção de uma trajetória histórica de constituição e no desenvolvimento da matemática escolar. Pode-se concluir que Backheuser apropria-se das ideias escolanovistas, com ressalvas, que circulavam nos Estados Unidos e na Europa e que delinearam a forma ideal de ensinar matemática, trazido em seu manual.

Biografia do Autor

Carla Terezinha Botelho Torrez, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Professor Adjunto IV do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. – UFSC.

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Publicado

2016-12-29