ENSINO DE ARITMÉTICA NO LIVRO DIDÁTICA DA ESCOLA NOVA DE MIGUEL AGUAYO: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina

Autores

  • Thuysa Schlichting de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resumo

Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). De modo particular, analiso a oitava edição do manual didático “Didática da Escola Nova” de Alfredo Miguel Aguayo, evidenciando como os conteúdos de aritmética foram indicados e apresentados aos professores que ensinavam matemática nas escolas primárias. Procuro estudar o manual com base no contexto histórico-pedagógico do Brasil, e particularmente de Santa Catarina, na década de 1940. Os aportes teórico-metodológicos fundamentam-se nas reflexões acerca da história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Os resultados sugerem que representações da aritmética escolar circularam em Santa Catarina por meio do manual de Aguayo e que estas foram apropriadas pelos representantes da educação no estado. Para Aguayo, o ensino de aritmética deveria ser sistematizado e racional, visando o cálculo e os problemas práticos.

Biografia do Autor

Thuysa Schlichting de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

2016-12-29