EUCLIDES ROXO: pelos caminhos da Metrologia
Resumo
O Brasil foi um dos primeiros países no mundo a oficializar o sistema métrico decimal, mas, houve dificuldades para se cumprir a legislação. Em 1862, Dom Pedro II sancionou a Lei 1157; em dez anos, o país deveria substituir os antigos pesos e medidas pelos padrões decimais. Em 1872, pelo Decreto 5169, foi aprovado o Regulamento do Sistema, então adotado. Entre adesões e desligamentos do Brasil do Bureau International des Pois et Mesures, em 1935, teve início a elaboração de um projeto para a normatização dos padrões de medidas no país. Depois de três anos, foram fixadas as normas para a adoção definitiva do sistema de pesos e medidas e, em 1939, foi aprovado um regulamento. Em 1941, foi publicado o livro Unidades e Medidas, de Euclides de Medeiros Guimarães Roxo. O autor se concentra em abordar o sistema legal de pesos e medidas, de forma clara e objetiva, incluindo detalhes técnicos e científicos. Roxo esclarece definições, termos, inclui as medidas inglesas, divulga a legislação, inclui conhecimentos necessários a diversos cursos profissionais e setores industriais. Neste artigo, apresentamos uma descrição e análise desse manual, tomado como fonte, para evidenciar aspectos da Metrologia no Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.