A PRESENÇA DOS SABERES GEOMÉTRICOS NO LIVRO DIDÁTICO O ENSINO DA ARITMÉTICA PELA COMPREENSÃO

Autores

  • Juliana Chiarini Balbino Fernandes Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).

Resumo

Em 1950, a partir da inovação tecnológica, do crescimento industrial e do processo de urbanização em diversos países, fez-se indispensável o emprego de mão de obra especializada. Esses fatores colaboraram para a modernização, em âmbito internacional, do ensino e para o surgimento do Movimento da Matemática Moderna – MMM. Trata-se de um Movimento internacional que buscou aproximar a Matemática ensinada na escola elementar da Matemática ensinada no Ensino Superior, numa tentativa de renovação dos currículos de Matemática, enfatizando a Teoria dos Conjuntos e a Lógica Matemática numa ação de valorização do rigor matemático e utilização da simbologia. O presente artigo tem por objetivo analisar o ensino dos saberes geométricos, nas séries iniciais do ensino primário, presentes no livro didático O ensino da aritmética pela compreensão, escrito por Foster E. Grossnickle e Leo J. Brueckner, em 1965, bem como verificar a apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) nessa obra. Para tanto, fundamentou-se nas ideias de Chervel (1990), Chartier (1991) e Chopin (2000). No capítulo do livro analisado, os saberes geométricos estão presentes nas atividades que relacionam as figuras geométricas com as unidades de medida. O que se pode perceber é que esse livro didático traz vestígios das propostas reformistas do MMM, pois apresenta os conceitos geométricos fundamentados na Teoria dos Conjuntos e na estrutura lógica da matemática, de modo informal, intuitivo e concreto, em sala de aula. Ainda, acordado aos princípios do MMM, o referido livro apresenta imagens ilustrativas como exemplos e destaque do rigor na representação dos conceitos de medida.

Biografia do Autor

Juliana Chiarini Balbino Fernandes, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) e coordenadora do Ensino a Distância na Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).

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Publicado

2016-12-29