SOBRE A INVESTIGAÇÃO DOS SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: algumas reflexões para a pesquisa

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente UNIFESP

Resumo

É intenção deste texto promover uma reflexão sobre novos aportes teóricometodológicos que estudam os saberes profissionais da docência tendo em vista a formação do professor que ensina matemática, aqui considerando tanto aquele polivalente como o docente disciplinar da matemática. Intenta-se discutir a fertilidade desses novos referenciais para estudo particular das dinâmicas de elaboração dos saberes profissionais do professor que ensina matemática. Tais saberes, nos termos desses aportes, podem ser caracterizados em termos de uma matemática a ensinar e de uma matemática para ensinar. Com a reflexão tem início também uma análise metodológica das possibilidades de estudo do movimento de transformação de conhecimentos em saberes objetivados para a formação de professores que ensinam matemática.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, UNIFESP

Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da UNIFESP e coordenador do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática

Downloads

Publicado

2016-12-30