COMO ENSINAR PROBLEMAS? Os saberes nos artigos da Revista de Ensino (São Paulo, 1902-1919)

Autores

  • Andréia Fernandes de Souza UNIFESP
  • Luciane de Fatima Bertini UNIFESP

Resumo

O presente estudo tem como objetivo central o entendimento de como estão constituídos os saberes a ensinar e para ensinar contidos nas orientações dadas aos professores, por meio dos artigos da Revista de Ensino de São Paulo,  no que diz respeito ao ensino de aritmética e, de forma mais específica, a utilização de problemas de aritmética. Para o desenvolvimento da pesquisa assume-se a perspectiva da História Cultural (Chartier, 2002) e os conceitos de saberes a ensinar e para ensinar apresentados por Borer (2009). Nos artigos analisados os saberes para ensinar ganham lugar de destaque. Para ensinar aritmética os saberes necessários diziam respeito: aos métodos de ensino; aos materiais que deveriam ser utilizados para o ensino; ao que propunham os estudos da psicologia sobre o que as crianças são capazes de aprender, ou não; a como o professor deve ensinar; e sobre a possibilidade de utilização dos problemas aritméticos para melhor ensinar alguns contéudos da aritmética, principalmente as operações fundamentais. Os artigos publicados pela Revista de Ensino, na década de 1910, consideram como saberes necessários para ensinar as crianças a resolver problemas, ora saberes sobre o enunciado de um problema relacionando-o com as operações a serem utilizadas; e ora saberes que dizem respeito à condução da dinâmica da aula a ser desenvolvida.

Downloads

Publicado

2016-12-30