COMO ENSINAR PROBLEMAS? Os saberes nos artigos da Revista de Ensino (São Paulo, 1902-1919)
Resumo
O presente estudo tem como objetivo central o entendimento de como estão constituídos os saberes a ensinar e para ensinar contidos nas orientações dadas aos professores, por meio dos artigos da Revista de Ensino de São Paulo, no que diz respeito ao ensino de aritmética e, de forma mais específica, a utilização de problemas de aritmética. Para o desenvolvimento da pesquisa assume-se a perspectiva da História Cultural (Chartier, 2002) e os conceitos de saberes a ensinar e para ensinar apresentados por Borer (2009). Nos artigos analisados os saberes para ensinar ganham lugar de destaque. Para ensinar aritmética os saberes necessários diziam respeito: aos métodos de ensino; aos materiais que deveriam ser utilizados para o ensino; ao que propunham os estudos da psicologia sobre o que as crianças são capazes de aprender, ou não; a como o professor deve ensinar; e sobre a possibilidade de utilização dos problemas aritméticos para melhor ensinar alguns contéudos da aritmética, principalmente as operações fundamentais. Os artigos publicados pela Revista de Ensino, na década de 1910, consideram como saberes necessários para ensinar as crianças a resolver problemas, ora saberes sobre o enunciado de um problema relacionando-o com as operações a serem utilizadas; e ora saberes que dizem respeito à condução da dinâmica da aula a ser desenvolvida.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.