CARACTERIZANDO SABERES PARA ENSINAR ARITHMÉTICA NO CURSO PRIMÁRIO EM MANUAIS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Viviane Barros Maciel Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as diretrizes dadas ao professor do curso primário, lidas nos manuais pedagógicos do final do século XIX, de forma a caracterizar saberes para ensinar aritmética. Desse modo, se procurou neste texto aportar em autores que colocam os saberes no centro das profissões do ensino e da formação, buscando responder à seguinte questão, que saberes profissionais do professor que ensina aritmética para o curso primário vão se sedimentando, se decantando, se estabilizando, ou seja, vão sendo caracterizados em manuais do final do século XIX? Para tanto, foram elaboradas fichas de apresentação e fichas analíticas de quatro manuais de aritmética do final do século XIX, representativos e de ampla circulação. A análise preliminar se apoiou no emparelhamento destas fichas, identificando convergências e distanciamentos para somente então tornar possível tal caracterização de saberes para ensinar. Com a análise foi possível inferir sobre manuais que marcam a inovação em um período e, consequentemente, inserção de “novos” saberes para ensinar aritmética.

Biografia do Autor

Viviane Barros Maciel, Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos.

Doutoranda do Programa de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Unifesp - Campus Guarulhos

Professor do Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí - Área de Educação Matemática

Mestre em Educação Matemática - UFMS/ Campo Grande

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Publicado

2016-12-30