METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Autores

  • Roseanne Santos de Carvalho IFS
  • Romulo Alves de Oliveira IFS
  • Eduardo Carvalho Pereira Lima IFS
  • Beatriz Feitosa Sandes dos Santos IFS

Resumo

A proposta do presente trabalho foi dividida em três etapas: realizar um estudo sobre a metodologia ativa sala de aula invertida com a resolução de problemas, aplicar a referida metodologia com a utilização de problemas reais do mercado de trabalho na disciplina de Fontes Alternativas e Eficiência Energética do curso técnico integrado de Eletrotécnica do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju e, por último, realizar um estudo comparativo entre a metodologia ativa utilizada e a metodologia tradicional anterior através da aplicação de formulários que foram preenchidos entre os alunos. O objetivo do projeto foi que a execução do mesmo possa ter servido de experiência para novos projetos utilizando metodologias ativas e envolvendo novos conhecimentos. Do ponto de vista do aluno, esperou-se que os mesmos possam, através da ação e não da passividade, terem aprendido mais, fixado melhor as informações e admirado mais ainda o seu curso e a área de trabalho escolhida. Já quanto ao IFS e ao curso de Eletrotécnica, o projeto visou contribuir para a fixação do aluno, já que o curso técnico de Eletrotécnica apresenta hoje o maior índice de evasão entre os cursos integrados do Campus Aracaju. Pode-se concluir com o estudo que a Sala de Aula Invertida é uma alternativa viável na organização escolar, contribuindo na independência dos alunos e na construção dos conhecimentos. A metodologia estudada atrai a participação dos alunos, por tornar a aula mais prática e pelo fato dos alunos já estarem familiarizados com as mídias digitais.

Biografia do Autor

Roseanne Santos de Carvalho, IFS

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (1997), Pós graduação na área de Educação e de Engenharia Civil. Mestrado no Programa de Desenvolvimento em Meio Ambiente (PRODEMA)/UFS e Doutorado no Programa de Desenvolvimento em Meio Ambiente (PRODEMA/UFS) seguindo a mesma linha de pesquisa. Professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na área de Construção Civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil e no Ensino Técnico.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Carvalho, R. S. de, Alves de Oliveira, R., Carvalho Pereira Lima, E., & Feitosa Sandes dos Santos, B. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Revista Expressão Científica (REC), 8(1), 76–87. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1344

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)