METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Resumo
A proposta do presente trabalho foi dividida em três etapas: realizar um estudo sobre a metodologia ativa sala de aula invertida com a resolução de problemas, aplicar a referida metodologia com a utilização de problemas reais do mercado de trabalho na disciplina de Fontes Alternativas e Eficiência Energética do curso técnico integrado de Eletrotécnica do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju e, por último, realizar um estudo comparativo entre a metodologia ativa utilizada e a metodologia tradicional anterior através da aplicação de formulários que foram preenchidos entre os alunos. O objetivo do projeto foi que a execução do mesmo possa ter servido de experiência para novos projetos utilizando metodologias ativas e envolvendo novos conhecimentos. Do ponto de vista do aluno, esperou-se que os mesmos possam, através da ação e não da passividade, terem aprendido mais, fixado melhor as informações e admirado mais ainda o seu curso e a área de trabalho escolhida. Já quanto ao IFS e ao curso de Eletrotécnica, o projeto visou contribuir para a fixação do aluno, já que o curso técnico de Eletrotécnica apresenta hoje o maior índice de evasão entre os cursos integrados do Campus Aracaju. Pode-se concluir com o estudo que a Sala de Aula Invertida é uma alternativa viável na organização escolar, contribuindo na independência dos alunos e na construção dos conhecimentos. A metodologia estudada atrai a participação dos alunos, por tornar a aula mais prática e pelo fato dos alunos já estarem familiarizados com as mídias digitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Expressão Científica (REC)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.