PRODUÇÃO DE BIOCARVÃO DE BAGAÇO DE LARANJA PARA UTILIZAÇÃO NO PÓS-TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUÁRIA

Autores

  • Roseanne Santos de Carvalho instituto federal de sergipe
  • Romulo Alves de Oliveira
  • Gregorio Guirado Faccioli UFS
  • Maria de Lara Palmeira de Macedo Arguelho UFS
  • Alanna Vieira Silva UFS
  • Erik Santos Passos UFS
  • Beatriz Feitosa Sandes dos Santos IFS

Resumo

A crise hídrica é um problema real que atinge milhões de seres humanos e que tem posicionado a água como centro de discussões e conflitos em todo o planeta. Diante do contexto, a reutilização de águas residuárias torna-se um componente necessário para a gestão dos recursos hídricos, por dar suporte ao abastecimento de água bem como responsável por proporcionar uma destinação apropriada aos efluentes. O resíduo da laranja pode causar muitos problemas econômicos e ambientais devido principalmente à sua elevada fermentação. O carvão ativado é um dos materiais adsorventes mais referidos em trabalhos relacionados à adsorção, devido a seu custo relativamente baixo, sendo uma alternativa na remoção de contaminantes orgânicos e inorgânicos da água. A matéria prima utilizada para carbonização via mufla foi o bagaço da laranja foi proveniente das lanchonetes do próprio Campus. Para otimização da etapa de carbonização em mufla foram realizados quatro ensaios com o bagaço de laranja moído a diferentes temperaturas. Os pré-testes para a produção do biocarvão, o critério de seleção da temperatura do biocarvão foi baseado no acompanhamento das variáveis condutividade elétrica e pH em conjunto com a análise da coloração. O biocarvão a 550oC foi o que melhor atendeu aos critérios. Os resultados obtidos ao longo do presente trabalho permitiram concluir a possibilidade de conversão de um resíduo da agroindústria de baixo valor e sem destinação apropriada pelas indústrias de suco, convertendo em um produto de valor agregado, portador de um potencial de ser utilizado como tratamento terciário para o reuso de água.

Biografia do Autor

Roseanne Santos de Carvalho, instituto federal de sergipe

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (1997), Pós graduação na área de Educação e de Engenharia Civil. Mestrado no Programa de Desenvolvimento em Meio Ambiente (PRODEMA)/UFS e Doutorado no Programa de Desenvolvimento em Meio Ambiente (PRODEMA/UFS) seguindo a mesma linha de pesquisa. Professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na área de Construção Civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil e no Ensino Técnico.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Carvalho, R. S. de, Alves de Oliveira, R. ., Faccioli, G. G., Arguelho, M. de L. P. de M., Silva, A. V., Santos Passos, E. ., & Feitosa Sandes dos Santos, B. . (2023). PRODUÇÃO DE BIOCARVÃO DE BAGAÇO DE LARANJA PARA UTILIZAÇÃO NO PÓS-TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUÁRIA. Revista Expressão Científica (REC), 7(1), 51–58. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/802

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)