METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA GEOMETRIA NO CURSO DE EDIFICAÇÕES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
É importante destacar que a ação de ensinar tem se tornado cada vez mais desafiadora, levando professores de todos os níveis de ensino a repensar o modelo tradicional de ensinar e trilhar diferentes métodos de ensino. O desenvolvimento de uma prática pedagógica que propicie a autonomia e o senso crítico aos alunos pode ser alcançado com a utilização de metodologias ativas. Diante então da perspectiva desse paradigma inovador, aliado ao uso em alguns momentos de práticas tradicionalistas, criou-se este projeto para ser aplicado em Desenho geométrico, do curso técnico integrado de edificações do IFS Campus Aracaju, com o objetivo de proporcionar ao estudante a participação ativa e autônoma no seu processo de aprendizagem. O presente trabalho baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, onde o público alvo foram os alunos do primeiro ano de edificações modalidade integrado. Utilizaram-se as metodologias ativas da Sala de Aula Invertida – Flipped Classroom, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a aprendizagem baseada em equipe. Por fim, realizou-se uma pesquisa de satisfação, por meio de questionários com todos os alunos que cursaram a disciplina tanto em 2019 quanto em 2020. E ainda outro questionário voltado aos alunos que estavam repetindo a matéria. Foi possível concluir que as ferramentas metodológicas ativas são eficazes tanto em sala de aula bem como virtualmente, sobretudo pelo fato de proporcionar o “aprender a aprender”, destacando também a importância de mesclar em momentos tradicionalistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Expressão Científica (REC)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.